Pais que leem para os filhos ajudam no aprendizado, diz pesquisa

Postado em 08/08/2018

Pais que leem para os filhos ajudam no aprendizado, diz pesquisa

A pesquisa aponta também o aumento do vocabulário e queda do mau comportamento

 

Pesquisa feita pela Universidade de Nova York, em parceria com o instituto Alfa e Beto e o IDados, aponta que o hábito dos pais lerem par aos filhos traz inúmeros benefícios, entre eles: o aumento do vocabulário das crianças, a capacidade cognitiva e do aprendizado.

 

Para saber mais sobre os resultados da pesquisa, o Cotidiano conversou com o presidente do Instituto Alfa e Beto, psicólogo e PhD em Educação, João Batista Oliveira.

 

Ele diz que esses efeitos positivos dos pais e das pessoas que convivem com as crianças lerem para eles mostram a importância da família na educação da criança. "A escola tem sua importância, mas ela não substitui a família e o impacto é impressionante", diz.

 

Os resultados da pesquisa são os seguintes: aumento de 25% de crianças sem problemas de comportamento, 50% de aumento da leitura interativa, 14% de aumento do vocabulário da criança. Ouça a entrevista e entenda o assunto no player acima.

Outras Notícias

 

A Criança que morde
Postado em 14/11/2018

Uma criança morde pode estar sofrendo algum problema emocional

Quando uma criança morde, pode ser um sinal de que esteja sofrendo algum problema emocional. Pode ser parte do desenvolvimento normal morder de vez em quando, mas o morder persistentemente é um sinal de ...
leia mais »

4 passos para um diálogo efetivo com os filhos
Postado em 07/11/2018

O que seus avós desejavam para os filhos há 50 anos? Esta foi a pergunta que o psicólogo e psicanalista Luiz Alberto Conti levantou para uma plateia de pais e mães aqui na Editora Abril, em São Paulo. As mais diversas respostas surgiram: que os filhos casassem, ...
leia mais »

As leis sobre diversidade
Postado em 31/10/2018

Nem sempre quem tem deficiência está matriculado na escola regular. Para reverter esse quadro, é fundamental que pais e educadores conheçam a legislação.

"Desculpe, não estamos preparados." Pais de crianças com defici&ecir...
leia mais »