A importância da educação inclusiva na educação infantil

Postado em 08/11/2017

A importância da educação inclusiva na educação infantil

O processo educacional é uma fase da vida que reflete diretamente no comportamento futuro dos indivíduos, é nessa fase que as pessoas aprendem a lidar com as dificuldades, obstáculos, limitações e diferenças. A educação inclusiva é essencial na formação e construção do caráter do indivíduo ainda na infância.

As limitações que levam a adoção de políticas de educação inclusiva são basicamente de duas naturezas distintas, as limitações de aspecto físico como a cegueira, a surdez, paralisia ou ausência de membros locomotores e as limitações de aspecto cognitivo que são patologias ou síndromes que comprometem a capacidade de aprendizado do indivíduo. Através da utilização de ferramentas e abordagens de ensino específicas é possível contornar essas limitações, possibilitando uma democratização do ensino e integração social das crianças com algum tipo de deficiência.

O processo de inclusão está diretamente relacionado à qualificação dos professores e adaptação da infraestrutura da instituição de ensino aos equipamentos necessários para operacionalizar essa acessibilidade.

A adoção de interpretes de libras, impressão de materiais em Braille, construção de rampas de acesso são soluções destinadas aos portadores de limitações físicas. Para os portadores de limitações cognitivas é recomendada a estruturação minuciosa do plano de ensino e utilização de ferramentas de caráter mais lúdico que os meios tradicionais. Vale ressaltar a importância das instituições de ensino e pais cobrarem as autoridades locais para que os investimentos nessa adequação sejam condizentes com os propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

 

Outras Notícias

 

Como a educação pode mudar o mundo
Postado em 15/08/2018

A educação tem o poder de mudar o mundo? Para a UNESCO, ela é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa. Na última terça-feira (6), a organização divulgou o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2016 leia mais »

Pais que leem para os filhos ajudam no aprendizado, diz pesquisa
Postado em 08/08/2018

A pesquisa aponta também o aumento do vocabulário e queda do mau comportamento

 

Pesquisa feita pela Universidade de Nova York, em parceria com o instituto Alfa e Beto e o IDados, aponta que o hábito dos pais lerem par aos filhos traz inúmeros ...
leia mais »

6 erros que os pais cometem na hora da bronca
Postado em 01/08/2018

Por Naíma Saleh / Crescer

Sim, pai e mãe pisam na bola de vez em quando, até mesmo quando a intenção é educar e ensinar o que é certo. Muitas vezes, quando seu filho apronta uma ar...
leia mais »