COMO UTILIZAR A TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA

Postado em 18/10/2017

COMO UTILIZAR A TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA

É comum presenciarmos questionamentos a respeito do uso excessivo do computador, porém, é necessário discutir também a utilização da televisão, que geralmente ocorre de forma exagerada, a ponto de uma criança passar horas e horas de frente ao aparelho sem o controle de um responsável para filtrar o que é bom e aproveitável para ela.

Apesar de não ser uma situação fácil, pois exige certo esforço dos pais, visto que terão que tentar, na medida do possível, verificar o que seu filho está assistindo, não se trata de uma conduta impossível de adotar, principalmente por ser uma questão voltada para propiciar benefícios que somarão na educação e no aprendizado da criança.

O que se percebe é que grande parte dos pais apresentam diversas dúvidas em relação a esse assunto e se queixam de a escola abordar muito pouco essa questão, devendo ter uma postura mais analítica e crítica.

Com o objetivo de auxiliar os inúmeros pais preocupados com o que seus filhos estão acostumados a assistir na televisão, apresentamos algumas condutas que os pais ou responsáveis podem adotar visando à formação e a aprendizagem adequada conforme a faixa etária de cada criança;

• Aos pais que trabalham fora o dia todo é recomendável que no momento em que estiver presente, evitar assistir TV todo o tempo, propondo outras atividades e até mesmo dialogando mais com a criança;

• Lembrar que os pais são exemplos para os filhos, se têm a intenção de assistir algo que não condiz com a idade da criança deve assistir depois que a criança se deitar ou durante a ausência dessa no ambiente, até mesmo para assistir com liberdade.

• Não impor para a criança que não deve assistir determinada coisa. Dependendo do programa, assista junto com ela, expondo as coisas positivas e/ou negativas, realizar questionamentos com a finalidade de saber por que a criança gosta de assistir certo programa também pode ser proveitoso, fazer acordos com a criança de forma que se torne menos nocivo à proibição de algo que passa na televisão;

• Ter a consciência de que independentemente da idade que a criança apresente, sempre é possível modificar seus hábitos quanto à televisão.

• Certas cenas, dependendo da idade da criança, devem ser totalmente evitadas; conforme o bom senso dos pais, algumas cenas podem ser assistidas e em seguida explicadas.

Conforme a maneira utilizada, a televisão oferece conhecimento, mas não significa que a criança ao assistir programas televisivos fica mais inteligente do que a que não tem contato com esse tipo de atividade.

É de suma importância que as pessoas que participam e são responsáveis pela educação de uma criança desenvolva a consciência de que a televisão não pode ser a única fonte de divertimento, informação e prazer. Oferecer alternativas para a criança enriquecer a sua formação e evitar a exposição inadequada e exagerada.

Além disso, os pais devem participar com os filhos dessa atividade, visto a importância de estar em contato com eles, estando a par do saber e da posição em relação às informações que estão sendo adquiridas, inclusive solicitando maior participação por parte da escola.

 

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