Relógio da vaidade: a hora certa de usar recursos de beleza nas crianças

Postado em 09/08/2017

Relógio da vaidade: a hora certa de usar recursos de beleza nas crianças

Crianças adoram parecer adultas, seja no comportamento ou na maneira de vestir. Desde cedo, querem invadir o armário dos pais e a necessaire de maquiagem e esmaltes das mães. Mas, se antes a coisa era uma brincadeira que divertia a família, como ver a menina calçando um scarpin maior do que seu pé ou maquiada desastradamente com um batom vermelho, hoje em dia ganhou cunho comercial. Há uma série de serviços de adultos oferecidos às crianças, do salão de beleza ao mercado de moda.

"O interesse cada vez mais precoce se deve à cultura da moda, ao incentivo dos pais e à mídia, que cria cada dia produtos mais chamativos, com embalagens e propagandas que deixam os pequenos fascinados", conta a pediatra Elizabeth Bianchi. Mas, a partir de que idade, afinal, as crianças podem usar recursos de beleza, sem prejudicar a saúde?

"A idade de 12 anos é a mais apropriada, na minha forma de ver, já que coincide com a natural puberdade e interesse da própria criança", afirma Bianchi. "Os estímulos externos que ocorrem antes dessa idade pela mídia, por irmãs mais velhas, festas e escola devem ser permitidos pelos pais como eventuais. Tendo o cuidado de usar produtos químicos infantis", aconselha a especialista.

 

Outras Notícias

 

Cabeça de criança: como aperfeiçoar essa máquina
Postado em 17/01/2018

Independentemente da carga genética, o cérebro humano tem de ser constantemente desafiado para que mantenha e até melhore as suas funções cognitivas (como memória, percepção, raciocínio lógico-matemático, linguagem, aten...
leia mais »

A importância de aprender inglês na infância
Postado em 10/01/2018

Atualmente, o aprendizado de uma segunda língua é fundamental, falar um outro idioma no mundo globalizado ajuda a ampliar seus conhecimentos e traz muitos benefícios. As escolas já incluíram línguas estrangeiras no currículo. O fato é que as...
leia mais »

As leis sobre diversidade
Postado em 03/01/2018

Nem sempre quem tem deficiência está matriculado na escola regular. Para reverter esse quadro, é fundamental que pais e educadores conheçam a legislação.

"Desculpe, não estamos preparados." Pais de crianças com defici&ecir...
leia mais »